A comunidade global de licenciamento é alimentada por um incrível grupo de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. A cada semana, traçamos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento o encontrou)?
Quinze anos atrás, eu era gerente comercial de uma marca de moda masculina, o Sr. Kitsch, e fui desafiado a abrir uma empresa para cuidar do licenciamento dessa marca, que seria meu primeiro cliente. Foi quando percebi uma necessidade no mercado, pois o licenciamento era uma área nova no Brasil. Foi assim que decidi focar exclusivamente na minha empresa, a Ispartner, e contribuir para a evolução do mercado de licenciamento na América Latina.
O que é um dia “típico” no seu cargo atual?
Um dia típico na minha posição envolve uma combinação de reuniões com licenciadores e licenciados para discutir oportunidades de negócios, negociação de contratos, análise de mercado e tendências, bem como supervisionar a equipe responsável pela gestão de contratos de licenciamento existentes. Dentro dessa agenda muito cheia, sempre reservo duas horas semanais para o planejamento futuro, visando nossas próximas conquistas a médio prazo.
Qual a sua maior realização pessoal ou profissional?
Nosso projeto mais notável foi a colaboração entre Charlie Brown JR, Santos Football Club e Umbro, que foi um sucesso de vendas. Vários grupos varejistas chegaram a buscar as peças para colocar em suas lojas. Foi um projeto que atraiu muita atenção da mídia, onde os principais jogadores de futebol, atores e celebridades estavam felizes e orgulhosos usando as peças. Foi também um projeto que uniu música e futebol com dois grandes ícones da cultura brasileira. Foi, inclusive, finalista do License International Excellence Awards 2023 na categoria de Melhor Colaboração.
Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
A indústria de licenciamento está em constante evolução e uma mudança recente que observei é o fortalecimento do licenciamento de marcas de entretenimento. Hoje, trabalho com várias marcas de entretenimento como a Oktoberfest Blumenau e o grupo Band TV.
O que te tira o sono à noite? Qual é o seu maior desafio nos dias de hoje?
O mundo está passando por uma transformação muito acelerada este ano, e na Ispartner dedicamos muito tempo para encontrar soluções que possam unir as demandas de ESG e inteligência artificial para lidar com os impactos do crescimento da tecnologia no mundo.
Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Coragem e criatividade para poder apresentar produtos novos e inovadores ao mercado.
Qual é o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua citação favorita?
Somos o que fazemos repetidamente. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito.
Qual é o seu negócio de licenciamento favorito de todos os tempos? (Não precisa ser um que foi assinado por você.)
Minha favorita, sem dúvida, é a coleção Crayola Flowers.
Se você não estivesse no licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Ao longo da minha carreira, recebi propostas para dirigir áreas comerciais no segmento de moda. Portanto, se eu não estivesse trabalhando com licenciamento, possivelmente estaria dirigindo uma empresa na área de moda, que foi o segmento onde iniciei minha carreira.
O último produto licenciado que comprei foi…
Os óculos de sol Chilli Beans em colaboração com o DJ Alok. A Alok foi uma marca com a qual trabalhamos no passado e a Chilli Beans é uma grande parceira da Ispartner em vários projetos.
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Fonte: Licensing International