Pesquisa divulgada pela Circana em 12 mercados globais (G12), incluindo o Brasil, mostra que as vendas de brinquedos licenciados cresceram 8% e hoje representaram 34% do mercado total. Os números mostram que a estratégia faz muita diferença na decisão de compra. No geral, o desempenho de vendas de brinquedos teve queda de 0,6% em 2024, em comparação a 2023.
Os números fazem parte do Retail Tracking Service da Circana, divulgado recentemente pela consultoria de comportamento do consumidor. A Circana é uma empresa especializada em pesquisas sobre os gastos globais do consumidor em 26 setores.
“O desejo aspiracional pela marca é um fator importante, especialmente quando se trata de produtos infantis. As crianças tendem a se conectar emocionalmente com personagens que admiram, e isso faz com que brinquedos relacionados a esses personagens sejam muito bem aceitos”, explica a presidente da Abral, Marici Ferreira, que há mais de 25 anos trabalha no mercado de licenciamento de marcas e personagens.
O G12 inclui Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. De acordo com a Circana, o preço médio de venda no G12 ficou estável ano a ano (-0,2%), após quatro anos consecutivos de crescimento. Cinco das 11 supercategorias de brinquedos rastreadas pela Circana tiveram um aumento nas vendas em dólares ano a ano dentro do G12.
Licenciamento faz a diferença no mercado de brinquedos
Os resultados positivos das vendas de brinquedos licenciados destacam tanto o apelo contínuo de franquias novas e perenes, ou produtos que usam a nostalgia para cativar os consumidores. Outro destaque entre os licenciados são as mercadorias voltadas para esportes.
Pokémon manteve o primeiro lugar como personagem de brinquedo licenciado mais vendido globalmente, seguido por clássicos familiares como Barbie, Marvel Universe, Hot Wheels e Star Wars. A LEGO Botanicals surpreendeu como novidade e propriedade com maior ganho, refletindo a tendência para brinquedos direcionados a consumidores adultos, explorando a tendência de atenção plena e brinquedos para melhor saúde mental.
Os conjuntos de construção cresceram pelo quinto ano consecutivo e conquistaram o primeiro lugar em termos de vendas e em crescimento, com alta de 14%. Brinquedos exploratórios também cresceram, em 5%, e as vendas de veículos aumentaram em 3%. Os segmentos de pelúcia e jogos e quebra-cabeças aumentaram as vendas em 1%.
Vendas de brinquedos colecionáveis nunca foram tão altas
As vendas de brinquedos colecionáveis cresceram quase 5%, representando 18% dos volumes gerais e 15% das vendas em valor. Figuras colecionáveis pequenas, jogos de cartas e as coleções de brinquedos de pelúcia impulsionaram as vendas o ano todo, graças a alguns fabricantes que renovaram as linhas de produtos para atrair fãs de todas as idades.
“Essa proximidade com os personagens não só aumenta o apelo dos produtos, mas também pode enriquecer a experiência de brincar, tornando-a ainda mais divertida e significativa para as crianças”, destaca Marici.
Frédérique Tutt, consultora global da indústria de brinquedos na Circana, fez uma análise do segmento destacando o contraste no comportamento dos consumidores de brinquedos. Enquanto há os que tomam decisões racionais, buscando promoções, os que compram brinquedos buscam “alimentar seu fandom ou para dar a si mesmos algum descanso”.
“As vendas de brinquedos colecionáveis nunca foram tão altas quanto em 2024”, afirma.