A representatividade de personagens na infância

Peças lúdicas têm um papel importante no desenvolvimento infantil, e as roupas, na interação das crianças com essas referências

*Nataly Camilo

Quando uma criança gosta muito de determinado personagem, é inevitável os pais lhe darem uma fantasia. A criança fica tão fascinada que essas peças vão do corpo para a máquina de lavar roupa e vice-versa por dias.

Princesas, heróis, animais, personagens de desenhos e filmes infantis e até vilões criam um contexto que permite à criança viver um mundo imaginário. Porque eles têm suas potencialidades, suas forças e fragilidades, demonstram medo, inseguranças, preferências e manias. E, com isso, a criança se percebe nessa relação e se identifica com o personagem e com os ambientes que ele frequenta.

A psicóloga infantojuvenil e parental Sabrina Pinho explica que, ao incorporarem os personagens, as crianças imaginam, fantasiam, criam realidades paralelas num mundo de faz de conta onde tudo pode acontecer. E tudo isso contribui para que a visão de mundo da criança seja expandida.

Aliados do dia a dia

Os personagens ajudam a criar oportunidades de diálogo na rotina familiar. Em casa, por exemplo, quando quero conversar com a Duda sobre algum comportamento que não foi legal ou algo que quero que ela faça, muitas vezes, recorro a eles. Se minha filha resiste em tomar banho, explico que é importante para ela ficar limpinha, relaxar para dormir bem e comento que, se não for para o chuveiro, vai ficar com a bochecha suja como a do Cascão.

É importante que os pais e cuidadores ajudem os filhos a tirarem algum aprendizado dessas referências. Por exemplo, questionar se o que o personagem fez foi correto. Qual era a intenção daquela atitude? Será que ele poderia ter feito de outra forma? Ao se permitir viver essa experiência com a criança, os pais podem ajudá-la a compreender o mundo por meio da ficção.

Um dos valores da Malwee Kids é estar atenta aos movimentos da infância para que a criança cresça feliz. Possibilitar que ela embarque na fantasia da descoberta e estimule a imaginação por meio de um personagem é um dos papéis da marca. Lembrando que Malwee Kids faz parte do grupo Malwee, que sempre contou com diversos personagens nas suas coleções.

A psicóloga aponta que o papel dos pais e cuidadores é incentivar essas vivências, mas com atenção e limite, porque isso só é saudável na medida em que a criança tenha momentos de fantasia e de realidade. Os adultos precisam ser mediadores para que ela entenda que há roupa para brincar, para ir à escola e para ir ao aniversário do amigo.

E, para os momentos de brincadeira, a criança pode e deve embarcar naquela história, viver emoções e sentimentos diferentes. Porque a infância também é feita disso: deixar a imaginação correr solta para ser feliz!

Leia mais: https://revistacrescer.globo.com/conteudo-de-marca/malwee-kids/noticia/2023/04/a-representatividade-de-personagens-na-infancia.ghtml

Fonte: Revista Crescer

Leave a Reply