Confira quais são os clubes mais populares entre os pequenos!
Bruno Koerich
CEO da Destra
Você clicou aqui, logicamente, para saber qual foi o clube brasileiro mais citado pelas crianças na pesquisa encomendada pela Licensing International. Mas, antes de te dar essa resposta, deixa eu trazer algumas informações relevantes para você entender melhor o nosso mercado de licenciamento de marcas.
Eu sou uma pessoa que gosta bastante de números e dados para fazer as análises de uma forma mais profunda e ter um entendimento melhor do consumidor, do mercado e das marcas.
Hoje, o licenciamento de marcas é dividido por tipos de propriedades, sendo que as cinco principais são, pela ordem de consumo de produtos e serviços:
- Entretenimento/Personagens;
- Marcas Corporativas;
- Marcas Esportivas;
- Marcas Fashion;
- Publicações.
Ou seja, o mercado esportivo é o terceiro colocado, atingindo, em 2021, U$ 31 bilhões em consumo global de produtos e serviços. Trazendo para realidade brasileira, o consumo total de produtos e serviços licenciados, de todas as categorias, foi de U$ 5.9 bilhões. Aqui, as marcas esportivas também estão em terceiro no consumo, atingindo U$ 580 milhões.
Somos o oitavo país que mais consome produtos e serviços licenciados, mas temos uma enorme oportunidade de crescer. Gosto sempre de trazer um comparativo: para você ter noção, os Estados Unidos consomem U$ 176 bilhões em produtos e serviços licenciados por ano, e, somente no mercado esportivo, U$ 22 bilhões. Percebeu o tamanho da diferença e, por consequência, a enorme oportunidade que temos?
O futebol entre as crianças
Falando em oportunidades, uma das melhores formas de entender o mercado é por meio de pesquisas, e, com a Licensing International, temos acesso a várias delas. A última, realizada em outubro de 2022, traz informações específicas sobre o consumo das crianças, de 0 a 14 anos. O ponto de vista das crianças mais novas é coletado com base nos pais, mas já temos uma excelente noção.
Na pesquisa aberta, das 10 marcas mais citadas pelas crianças, o único clube de futebol que apareceu foi o Flamengo, ficando na 9ª colocação. Você sabia que o Neymar ficou na 4ª colocação? A primeira marca mais citada foi a nossa querida Turma da Mônica.
Quando separamos o ranking por marcas esportivas, as quatro primeiras posições são: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco. E quando separamos por celebridades esportivas, as quatro primeiras posições são: Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi e Pelé.
E aí, estava dentro daquilo que você imaginava?
Até a próxima!
Fonte: Mkt Esportivo