TV Cultura quer transformar o Castelo Rá-Tim-Bum em filme: ‘Queremos mais’

O reencontro do Castelo Rá-Tim-Bum exibido pela TV Cultura foi o primeiro passo da ação de homenagem aos 30 anos que a série infantojuvenil fará em 2024.

O canal paulista ainda planeja programas ao longo deste ano para relembrar histórias e sonha até com um longa-metragem sobre o projeto. Enéas Pereira, vice-presidente executivo do canal e um dos mentores do reencontro, contou a Splash que a reunião dos nomes que marcaram época no Castelo Rá-Tim-Bum era uma meta antes de colocarem no ar especiais da trama.

“A gente queria muito antes de fazer as homenagens promover um reencontro com todos os atores, ou o máximo dos que pudessem e topassem. A gente fez um especial no estilo do episódio feito em “Friends” e no “Harry Potter”, destacou o dirigente.

A proposta somente saiu do papel após parceria com a marca de bolachas Oreo. A TV Cultura somente aceitou licenciar um comercial para a empresa com acordo de parceria para a produção do reencontro dos atores.

A gente já vinha conversando sobre o reencontro e houve a possibilidade de uma parceria com a Mondelez, da Oreo. Primeiro, eles licenciaram o comercial e eu falei “olha, licenciar por licenciar só o comercial não nos interessa. Agora, se vocês toparem ajudar a gente a produzir um episódio em homenagem a todos os atores, aí a gente pode pensar no caso”. Passou um tempo e eles retornaram dizendo que topavam.

Enéas Pereira

“O acordo foi de grande valia para a gente reconstruir cenário, contratar os atores. Tudo isso para trazer todo mundo, o máximo das pessoas. Você sabe que nunca dá para trazer todo mundo, mas para trazer a maioria para fazer esse reencontro. Assim que nasceu. Na ideia de uma grande homenagem a toda essa equipe, sabe? Atores, criadores, técnicos que participaram do Rá-Tim-Bum lá atrás”, completou.

Com a exibição do especial no último sábado (25), a TV Cultura quer começar a tirar do papel outras homenagens aos 30 anos de um dos projetos de maior sucesso no Brasil. Dentro do canal, é quase certo que haverão programas para relembrar histórias marcantes.

“Foi o primeiro passo para uma série de homenagens ao Castelo Rá-Tim-Bum, que aí vão se desdobrar em outras tantas. Vão se desdobrar, eventualmente, em interprogramas com a Rosi Campos (Morgana) e Álvaro Petersen Jr. (Celeste) e outros que toparem”, disse.

O grande desejo da TV Cultura, segundo Enéas Pereira, é colocar a história do Castelo Rá-Tim-Bum nos cinemas. Seria a homenagem perfeita para registrar na história um dos projetos que marcaram o país na década de 90.

Quem sabe, se der tudo certo, até um longa-metragem dirigido pelo Cao [Hambúrguer, criador do Castelo] que a gente vem conversando.

Enéas Pereira

“Eu te diria que o [reencontro] foi primeiro passo das ambições da TV Cultura. Se é o maior, não posso te dizer, porque eu e o pessoal aqui sempre queremos mais. Já te falei de um filme sobre o Castelo para estrear em 2024”, garantiu.

O especial contou com nomes como Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Freddy Allan (Zequinha), Cinthya Rachel (Biba), Pascoal da Conceição (Doutor Abobrinha), Angela Dip (repórter Penélope), Patrícia Gaspar (Caipora), Fabiana Prado (fada Lana), Álvaro Petersen (Celeste) e (Gato Pintado) para contar histórias do que viveram na série e como a vida mudou após o trabalho.

Os atores Sérgio Mamberti (Dr. Victor), Wagner Bello (Etevaldo), Gérson de Abreu (Flap), Cláudio Chakmati (robô porteiro), Rodrigo Santiago (Almirante Costa) e Ada Chaseliov (Xenóbia) já não estão vivos, mas foram lembrados ao longo do especial.

“Alguns já morreram e outros não gravaram por questões contratuais, mas a gente contou com a grande maioria. Dos quadros, a gente conseguiu trazer também vários atores que faziam na época. Tinha a parte dos atores, o núcleo central, que era no Castelo, tinha aqueles convidados que apareciam, e você tinha quadros que eram gravados individualmente. A gente tentou trazer o máximo possível, não foi possível trazer todos”, finalizou.

Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/02/27/tv-cultura-castelo-ra-tim-bum-filme.htm?cmpid=copiaecola

Fonte: Uol

Leave a Reply