Como a Arcor usa collabs para expandir alcance da marca

A multinacional reforça estratégias nas redes sociais com collabs entre personagens como Tortuguita e Habbib’s

O Grupo Arcor aterrissou no Brasil nos anos 1980 e, desde então, o País tem se destacado como mercado consumidor. Ainda assim, em 2023, a ramificação brasileira da companhia argentina tem sido destaque nas conversas de corredores como exemplo do uso de parcerias entre marcas. A Arcor trabalha as collabs como forma de intensificar os contatos com determinados públicos, além de servir para validar a presença em diferentes momentos.

Segundo Ferreira, recentemente o Habib’s começaram as negociações que concretizaram as esfihas com Tortuguita, chocolates com formato de tartaruga. Desde então, foram mais de 13 milhões de visitas nos restaurantes desde o lançamento com engajamento de quatro milhões de usuários nas redes sociais. No Instagram, a marca Tortuguita tem quase 79 mil seguidores com 574,6 mil no TikTok – com cerca de 20 vídeos por mês.

Além disso, a Arcor que trabalha o bom humor nas campanhas de Tortuguita desde os anos 1990, transformou a personagem em influenciadora no TikTok. Nesse mesmo lançamento com Habib’s, por exemplo, a personagem disputou a coroa de melhor rimador contra o gênio. “O arquétipo que usamos com a Tortuguita é o bobo da corte. Sempre reforçando esse humor irreverente e satírico que, inclusive, se expande às interações da marca em comentários nas redes sociais”, diz Luíz Henrique Ferreira, gerente de comunicação da Arcor. A empresa, com sede em Campinas, trabalha as estratégias de marketing com a agência Portal.

Qual o impacto de parcerias no marketing?

Todavia, outras marcas da companhia argentina também estrearam collabs, como o caso de 7Belo e Quem disse, Berenice?, marca de cosméticos do Grupo Boticário. Na terceira leva de produtos customizados com a identidade visual e elementos da bala sabor framboesa com batons e sabonetes líquidos. Esse últimos, sendo um incremento do portfólio anterior. Em 2022, o Batom Duo Glosso, oriundo dessa parceria, foi o 2º mais vendido da categoria maquiagens com receita três vezes maior que opções da marca de cosméticos.

A Arcor alinha as estratégias de parcerias com outras marcas com outros setores das empresas, como o setor responsável pelos pontos de vendas. Ferreira conta que, no lançamento de Quem disse, Berenice? com 7Belo, foram intensificadas as presenças da bala nos supermercados, por exemplo. Para Ferreira, setores não endêmicos dos produtos da casa são grandes propulsores de novidades, sobretudo, em levar elementos nostálgicos das marcas num novo formato.

Além disso, a paçoca Amor que foi inspiração para sapatilhas da grife Anacapri retorna, em 2024, em collab com marca do setor de beleza. Desde o ano passado, a Arcor firmou a parceria com a companhia área Gol e passou a oferecer opções de biscoitos customizados nos voos nacionais. Mensalmente, a abrangência de contato é de um milhão de passageiros por mês.

Ativações Arcor

No Shopping Metrô Santa Cruz, a Arcor decorou alguns espaços do shopping com a temática a fantástica fábrica de chocolate com telões, árvores de Natal e ativações para os passantes. Outra ativação foi nos aeroportos de Recife e Salvador com espaços temáticos para crianças de 7Belo e Tortuguita, respectivamente. Por dois meses, a linha de balas de caramelo Butter Toffe patrocinou por dois meses o Jantar Cego, iniciativa gastronômica com funcionários com deficiência visual.

Para 2024, a Arcor quer proporcionar ativações e parcerias em âmbito regional. Por exemplo, os tradicionais biscoitos mineiros Aymoré fará 100 anos e, para comemorar, a marca prepara parcerias com o setor de alimentação. Por outro lado, a Arcor estuda parcerias em festivais e eventos musicais, como o caso do chicle sem açúcar Topline que patrocinou o Recife Trap Music.

Leia mais: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/como-a-arcor-usa-collabs-para-expandir-alcance-da-marca

Fonte: Meio & Mensagem

Deixe um comentário