Com projeções de obras, mostras interativas feitas para viralizar viram novo chamariz de público
Algum tempo atrás, se um paulistano dissesse que iria ao shopping atrás de um Picasso, a frase não faria o menor sentido —ou daria margem a pensarmos num improvável leilão ou coisa parecida.
Não é mais assim. Já reparou como, nos últimos tempos, houve um boom de exposições entrando em cartaz em shopping centers da cidade?
Hoje, entre uma comprinha e outra, dá para se aprofundar na rixa entre Leonardo Da Vinci e Michelangelo ou relembrar personagens do desenho animado “Caverna do Dragão”. Ou dá para ignorar as compras e só ir às exposições.
“Imagine Picasso” é uma das várias que têm pipocado em shoppings da cidade. A mostra, que ocorre na ocasião dos 50 anos da morte do artista, está em cartaz no MorumbiShopping, na região sul, e foi prorrogada até este domingo (25). Além de conhecer as várias fases da carreira do pintor, o público pode provar refeição espanhola e vinho no hall.
Essa tendência, de transformar shoppings em centros que vão além das compras, faz parte de um movimento internacional chamado de “location-based entertainment”. Em linhas gerais, consiste em criar novas atrações em locais que as pessoas frequentam, passam no dia a dia e estudam, afirma Karina Israel, CEO da YDreams, empresa especializada em experiências imersivas e interativas.
“Os shoppings têm expandido já há uma década a oferta para entretenimento, teatro e exposições, o que deu muito certo nesse tipo de ambiente.”
Vale dizer que essas mostras imersivas não trazem obras de arte de fato, mas réplicas e, sobretudo, projeções. Por isso, diz a executiva, elas não vêm para tomar o lugar de museus.
Ainda segundo ela, há projetos com um perfil mais voltado a centros culturais, e há outros, muitas vezes ligados a macas, que têm mais a ver com centros comerciais.
O Shopping Vila Olímpia, por exemplo, sedia atualmente “Da Vinci e Michelangelo – As Farpas do Renascimento”, em um espaço de cerca de mil metros quadrados. Além das projeções, apresenta em realidade virtual o laboratório do pintor de “Mona Lisa”.
O artista renascentista também será tema da exposição “Os Mundos de Leonardo da Vinci”, prevista para entrar em cartaz no próximo dia 20 no MorumbiShopping, com oito salas interativas distribuídas em mais de três mil metros quadrados de área. Os ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 35.
O shopping teve 18 exposições entre 2019 e 2023 e prevê mais uma para agosto. Foi o primeiro centro comercial da cidade a receber uma do tipo imersivo, a “Beyond Van Gogh”, no ano passado, que atraiu mais de 400 mil pessoas.
Essas exposições miram, acima de tudo, as experiências do público, que aproveita o momento para fotografar, filmar e abastecer os seus perfis nas redes sociais. O contato mais direto com obra de arte, por sua vez, não é bem o foco.
Além disso, esses eventos não deixam de ser um novo chamariz para esses espaços. Tanto é que essas iniciativas são feitas em parceria entre produtoras e os centros comerciais, que financiam o projeto e recebem parte do lucro.
Pioneira nesse movimento foi a exposição “Castelo Rá-Tim-Bum”, inspirada no clássico infantil da TV Cultura. Sua primeira versão foi montada no MIS, o Museu da Imagem e do Som, em 2014, ocasião em que gerou longas filas.
A segunda montagem aconteceu em 2017 e 2018 no Memorial da América Latina. O repeteco final se deu entre maio e outubro do ano passado, no Santana Parque Shopping.
“É natural que a estrutura para receber a exposição seja a dos shoppings, por toda a facilidade e a conveniência”, afirma Julio Cardoso, produtor-executivo da exposição.
Atualmente, o shopping da região norte apresenta a atração “Dungeons & Dragons Experience”, que consiste em um circuito em que os visitantes devem resgatar os personagens de “Caverna do Dragão”.
“As exposições têm o objetivo de atender à família como um todo. O shopping acaba sendo um veículo muito conveniente para massificar isso”, diz Cardoso, o produtor. A maioria das mostras são pagas, podendo custar a partir de R$ 45, mas algumas oferecem pacotes.
Coleção Sansão – Estilistas Brasileiros
O coelho da “Turma da Mônica” é apresentado em diferentes versões feitas por estilistas
Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540, Jurubatuba, região sul. Seg. a sáb. das 10h às 22h, dom. e feriados, das 14h às 20h. Até 23/7. Grátis
Da Vinci e Michelangelo – As Farpas do Renascimento
A mostra imersiva se utiliza de projeções de 60 obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo, que exploram detalhes das pinturas e esculturas.
Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360, Vila Olímpia, região oeste. Seg. a sex., das 12h às 17h. Sáb. e dom., das 10h às 22h. Até 17/7. R$ 60,00 a R$ 80,00 em sympla.com
Dreamworks Animation
A exposição celebra o estúdio de animação e aborda o processo de criação de filmes como “Megamente”, “Gato de Botas 2” e “Kung Fu Panda”.
Shopping Cidade São Paulo – av. Paulista, 1.230, Bela Vista, região central. Ter. a dom., das 10h às 22h. A partir de R$ 55, Vendas em feverup.com
Dungeons & Dragons Experience
O público se vê em uma experiência interativa cujo objetivo é salvar os heróis de “Caverna do Dragão” em 40 minutos, com jogos e desafios.
Santana Parque Shopping – r. Conselheiro Moreira de Barros, 2.780, Santana, região norte. De 20/5 a 23/7; ter., a sáb., das 10h às 22h, dom. e feriado, das 12h às 20h. R$ 45 em feverup.com
Imagine Picasso
Projeta obras no chão, nas paredes e em esculturas de origâmi espalhadas que ajudam a ver os detalhes das pinturas.
MorumbiShopping. Avenida Roque Petroni Júnior, 1089. Piso G4, no estacionamento H. Seg. a sex. das 11h às 20h. Até 25/6. A partir de R$ 80. Vendas https://www.imagine-picasso.com/
Leia mais: Folha
https://guia.folha.uol.com.br/passeios/2023/06/de-da-vinci-a-turma-da-monica-exposicoes-migram-para-shoppings-de-sao-paulo.shtml