Desk Details: Alexandre Volpi, CEO e cofundador da Vertical Licensing

A comunidade global de licenciamento é guiada por um incrível grupo de executivos seniores cujas diversas experiências e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. A cada mês, traçamos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.

Como você começa o seu dia?
Pegando uma xícara de café e levando minha filha de 14 anos para a escola. Fazemos isso desde que ela tinha dois anos. Na época, meu filho mais velho também se juntou a nós. Agora, ele está na faculdade e não precisa mais da minha carona. No caminho, falamos sobre planejamento do dia, questões da vida, as últimas notícias, música, política, etc. Deixo-a na escola e, antes de chegar ao escritório, paro na padaria para tomar meu café da manhã. E aí eu começo o meu dia de trabalho.

Qual é um item que você sempre precisa em sua mesa?
Meu caderno e caneta rollerball estão sempre na minha mesa. Tenho minhas reuniões agendadas digitalmente, mas gosto de anotar tudo. Escrever com uma caneta me dá mais controle sobre as tarefas que tenho no dia a dia. Eu sempre verifico meu caderno para ver se estou cumprindo minha lista de tarefas do dia.
 

Que habilidade ou característica única você traz para sua equipe?
Relacionamento com clientes. É mais do que serviço, respeito e devoção aos nossos clientes é a essência de qualquer negócio. Isso nos impulsiona a criar laços duradouros com as pessoas.

Qual é o seu aspecto favorito da sua função atual?
Meu aspecto favorito do meu papel é ter o privilégio de fazer parte desse incansável movimento global que une pessoas e marcas por meio da conexão emocional. É uma honra representar marcas reconhecidas e amadas no Brasil e na América Latina. Para analisar a marca e suas possibilidades, tentamos olhar para cada uma delas através dos olhos de um fã. Que tipo de experiências, colaborações, produtos ou serviços se encaixam em cada universo de propriedade intelectual? Quais são as prioridades? Como podemos promover entretenimento, diversão e engajamento? É isso que me motiva.

O que você mudaria no setor de licenciamento?
Acho que não há nada que eu gostaria de mudar. Trabalho numa área em que podemos mudar tudo, desde que estejamos do lado do bom senso. Cada vez mais, estamos ganhando a confiança de nossos proprietários de PI quando recomendamos algumas parcerias estratégicas que, embora não atendam aos critérios mínimos para avanços e garantias, são benéficas para o propósito final da extensão da marca. Isso é algo que teria sido impossível de aceitar há algum tempo. Alguns proprietários de IP nem sequer ouviram propostas que não atendessem aos números mínimos absolutos para o negócio. E ainda vemos isso acontecendo até certo ponto hoje. O mundo está mudando, e o bastão de nossa indústria não está mais nas mãos de um único condutor. Estamos na era das parcerias. Eles devem ser analisados com regras diferentes das usadas no passado. A única regra que não mudou é a que mede a relevância do negócio e a contribuição para as marcas, que acabam buscando contar histórias e, assim, permanecem cativas na mente e no coração de seus fãs.
 

Se você tivesse uma hora a mais na sua jornada de trabalho, como você a utilizaria?
Eu realmente não sei. Nossas horas de trabalho e nossas horas de lazer são tão confusas que talvez não faça mais sentido pensar assim. Tento organizar melhor o meu tempo, tentando me dedicar ao meu trabalho, à minha família, aos meus amigos e a mim mesmo de forma equilibrada. Às vezes eu gostaria de ter menos horas no meu dia de trabalho para ter mais tempo para sair com minha família, encontrar amigos e jogar tênis.

Você é um viajante de bagagem de mão ou despachada?
Eu sou definitivamente um viajante de bagagem despachada. Sou brasileiro e estou sempre em viagens longas. Mesmo quando viajo a negócios, aproveito para ver os pontos turísticos, passear e ir às compras, o que aumenta o peso da minha bagagem.

O que você sempre tem na mala em uma viagem de trabalho?
Sempre levo meus livros, mas quase nunca tenho tempo para lê-los, para ser honesto. O importante é que eles estejam lá, se necessário.

Se você não estivesse no licenciamento, o que estaria fazendo?
Não faço ideia porque nunca planejei nada na minha vida. Comecei minha carreira profissional como músico, depois jornalista, e hoje estou no licenciamento porque um dia aceitei um convite de um grande amigo chamado José da Rocha Neto, que era diretor comercial da ITC. Ele abriu as portas deste mundo para mim e aqui estou. Se eu não estivesse no licenciamento, estaria fazendo o que a vida me convidasse a fazer.

Que conselho você daria a si mesmo há 10 anos?
Os desafios não são tão grandes quanto parecem. Não se preocupe. Confie em si mesmo, faça o que é certo e verdadeiro, siga seus instintos e siga em frente. Saber disso facilitaria a minha vida.

O que você está mais animado para seguir em frente?
Estou animado com a continuidade da nossa jornada e com as novas oportunidades que se abriram para o Licenciamento Vertical. Após sete anos de existência, nossa agência já se consolidou como uma das mais relevantes do Brasil e estamos fortalecendo nossa presença na América Latina. Temos marcas importantes em nosso seleto portfólio e uma equipe comprometida em fazer mais, alcançar mais, crescer mais, entregar mais e ir além. Desde 2016, faço isso ao lado da minha companheira e esposa Cláudia e dos grandes amigos que caminham conosco. Tem sido uma jornada agradável.

Link: Detalhes da mesa: Alexandre Volpi, CEO e Co-Fundador da Vertical Licensing – Licensing International

Fonte: Licensing International

Deixe um comentário