Dos recordes aos gibis: como atleta brasileira de esqui inspirou personagem da Turma da Mônica

Mirlene Picin, a Mika, ganhou homenagem de Mauricio de Souza nos quadrinhos

Os treinos sob o sol de 26 graus em Mogi Mirim (SP) não desanimaram Mirlene Picin em seu principal objetivo no esporte: competir na neve. A persistência da atleta de esqui, hoje medalhista sul-americana em esportes olímpicos, chamou atenção dos ilustradores da Turma da Mônica.

Mauricio de Souza transformou Mika em protagonista nos quadrinhos. Ela se junta a outros grandes nomes do esporte nacional que ganharam vida nos gibis como a campeã mundial de basquete Janeth Arcain, a jogadora Formiga e a judoca Rafaela Silva.

doca Rafaela Silva.

– Mika, assim como a Mônica, mostrou que é uma mulher de muita força, coragem, persistência e dedicação para vencer nas competições e na vida – explicou Mauricio de Sousa.

Hoje inspiração para novas gerações, Mika foi influenciada pela história de outro esquiador brasileiro. Hélio Freitas, participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, prendeu atenção durante uma reportagem da EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas.

– Eu já era apaixonada por patins e quando vi a matéria da EPTV sobre o Hélio Freitas fiquei encantada. Foi uma reportagem que mostrava como ele treinava em Campinas e depois competia na neve.

Foi assim que Mika começou a praticar o Rollerski, ou “esqui de rodinhas”, o esporte de neve no asfalto ainda nas ruas de Mogi Mirim. Anos depois finalmente migrou para o Ski Cross Country e se tornou recordista sul-americana em esportes olímpicos nas competições em baixas temperaturas.

Da neve para os gibis

A atleta Mirlene Picin se tornou oficialmente a primeira personagem da Turma da Mônica que pratica esportes de montanha e endurance em 2020. Ela fez parte de duas edições da versão jovem dos quadrinhos.

Na primeira, fez parceria com Chico Bento durante aventuras nas montanhas. E na última versão ficou com o papel de ser uma das melhores amigas de Mônica, personagem principal nos quadrinhos.

– A responsável por tudo isso é Alice Takeda, esposa do Mauricio de Sousa, e que chamou atenção dele sobre essa disciplina de buscar realizar os sonhos. Essa coisa de competir em uma modalidade de inverno morando em um país tropical acabou servindo de inspiração.

Depois de realizar o sonho de fazer parte da Turma da Mônica, Mika tem uma nova missão: esquiar até os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão.

Leia mais: https://ge.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2024/02/02/dos-recordes-aos-gibis-como-atleta-brasileira-de-esqui-inspirou-personagem-da-turma-da-monica.ghtml

Fonte: GE Globo

Deixe um comentário