Nostalgia: Barbie, Lego e Hot Wheels lideram a lista de brinquedos que os adultos ainda mantêm da infância

Ranking faz parte de pesquisa feita com 2 mil adultos do Reino Unido. Cubo mágico, boneco do He-Man e de personagens de Toy Story, como Slinky e Sr. Cabeça de Batata, Playmobil e Game Boy também compõem a lista. Confira!

Quais brinquedos você guarda com carinho da sua infância? Ainda tem pelúcias, bonecas, jogos ou videogames que marcaram os primeiros anos da sua vida? No Reino Unido, Barbie, Lego e Hot Wheels lideram o ranking de brinquedos nostálgicos mais populares – e ainda podem ser encontrados escondidos em caixas de muitos lares britânicos, de acordo com uma pesquisa feita com 2 mil adultos.

Segundo o levantamento, mais de um quarto dos britânicos (28%) acreditam que poderiam ter uma verdadeira mina de ouro com os itens antigos que armazenam como recordação. Afinal, muitos desses brinquedos retrô poderiam custar verdadeiras fortunas atualmente, se vendidos para colecionadores. Apesar disso, 47% dos participantes da pesquisa dizem que não têm a intenção de vender essas verdadeiras relíquias, carregadas de memórias, e dois terços (65%) planejam passá-las aos seus filhos ou netos.

A pesquisa foi encomendada pela Busy Bees, uma das maiores redes de berçários e creches do Reino Unido, para comemorar o 40º aniversário de sua primeira unidade, aberta em 1983. O objetivo era explorar como os brinquedos e a maneira que as crianças brincam com eles mudaram ao longo desse período.

“É emocionante saber que tantas pessoas guardaram seus preciosos brinquedos de infância para passá-los de geração em geração”, afirmou Marg Randles, cofundadora da rede Busy Bees. “Nós defendemos a brincadeira e o papel vital que ela desempenha na aprendizagem e no desenvolvimento de uma criança. E estamos orgulhosos de que isso continue sendo fundamental para tudo o que fazemos”, acrescentou.

A sensação de nostalgia também se reflete na percepção da qualidade do que é produzido atualmente: para dois terços dos adultos, hoje não se fabricam mais brinquedos como antigamente. E 59% deles gostariam que os itens que eles tanto apreciavam quando eram crianças ainda fossem vendidos. Mas a verdade é que, nas últimas quatro décadas, houve grandes mudanças nos brinquedos e nos padrões de jogos – dos personagens e materiais usados à introdução da tecnologia.

Apesar de todas as transformações ocorridas, Randles vê de forma positiva a relação que as pessoas ainda possuem com o ato de brincar. “Não importa o quão drasticamente os brinquedos tenham mudado nos últimos 40 anos, são os valores da brincadeira que permanecem os mesmos – e é por isso que tantos pais e avós querem passar adiante os adoráveis brinquedos de sua infância, para compartilhar sua alegria com gerações futuras”, finalizou.

Confira, abaixo, a lista completa dos 40 brinquedos mais armazenados pelos adultos do Reino Unido:

  1. Barbie
  2. LEGO
  3. Hot Wheels
  4. G.I. Joe
  5. Suzy Homemaker
  6. Telefone da Fisher-Price
  7. Tela mágica Lite-Brite
  8. Slinky (de Toy Story)
  9. Cubo mágico
  10. Bola Nerf
  11. Vitrola da Fisher-Price
  12. Sylvanian Families
  13. My Little Pony
  14. Tela mágica Etch-A-Sketch
  15. Fisher-Price Little People
  16. Game Boy (console portátil da Nintendo)
  17. Weebles
  18. Boneco do He-Man
  19. Beanie Babies
  20. Jogos eletrônicos SEGA
  21. Boneca Troll
  22. Sr. Cabeça de Batata
  23. Casa dos sonhos da Barbie
  24. Ursinhos Carinhosos
  25. Caminhão Tonka
  26. Bonecos de Star Wars
  27. Transformers
  28. Playmobil
  29. Simon
  30. Telefone infantil (Chatter Telephone)
  31. Polly Pocket
  32. Cabbage Patch Kids
  33. Boneca Chatty Cathy
  34. Bonecos das Tartarugas Ninja
  35. Forno de cozinha
  36. Boneca Flatsy
  37. Teddy Ruxpin
  38. Gravador Speak & Spell
  39. See ‘n’ Say
  40. Máquina de raspadinhas do Snoopy

Fonte: Crescer

Leave a Reply