Livro sobre representatividade negra na Turma da Mônica será lançado na Bienal do Livro de Pernambuco

“Os Donos da Rua: Representatividade Racial e as Transformações do Protagonismo Negro no Universo Turma da Mônica” será lançado na sexta (6)

O pesquisador Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva lança na Bienal do Livro de Pernambuco seu trabalho que analisa a representatividade negra nos quadrinhos da Turma da Mônica.

Os Donos da Rua: Representatividade Racial e as Transformações do Protagonismo Negro no Universo Turma da Mônica (2023), lançado nas 7ªˢ Jornadas Internacionais de HQs da ECA-USP (SP), ganha espaço na “Plataforma de Lançamentos” da Bienal, na sexta-feira (06), às 18h.

O livro foi produzido no Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Unicap e venceu em segundo lugar nos prêmios estudantis da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação na categoria de melhor dissertação em Programa de Mestrado Profissional. Além da presença do livro e do autor, haverá debate sobre a produção da obra, que já foi entregue em mãos ao quadrinista Mauricio de Sousa.

A apresentação contará também com uma prévia exclusiva de O Colorir do Preto & Branco, obra sobre representatividade nos mangás que será fruto da tese de doutorado do aluno no PPGCL e finalizará a trilogia de livros iniciada por Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra (2019). O livro também estará à venda no pavilhão durante os 10 dias de evento, disponibilizado pela editora Appris.

No dia 11/10, às 13h, é a vez do livro Mininho: Dores de um Cotovelo (2022) ser debatido na Plataforma de Lançamentos da Bienal. O professor Adriano Portela, diretor do longa-metragem Recife Assombrado (2019) e orientador do trabalho, marcará presença na conversa, além de Fátima Ferreira, escritora do prefácio e autora do livro O Vale dos Meninos Ciborgues e Outras Peripécias (2020). Os primeiros a chegarem ao espaço terão acesso a um brinde exclusivo: uma miniatura artesanal dos protagonistas, Mininho e Biluca, de tiragem limitada, feita pelo artesão Luiz Felipe Lourenço de Souza. Por fim, o painel promete o anúncio de novidades, por hora guardadas a “sete chaves”.

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências (bolsista CAPES/PROSUC) apresentará em ambos os eventos seus livros produzidos na universidade, com lançamentos de livros e o anúncio dos novos projetos que estão por vir.

Na semana seguinte, quinta-feira (12), o livro de Rodrigo Sérgio ganhará vez no IX Congresso Nacional de Educação, a partir das 14h no espaço para lançamento de livros no Centro de Convenções de João Pessoa, na paraíba. A editora Appris, parceira do evento, estará com seu próprio estande, disponibilizando o livro durante os 3 dias do evento.

Sobre o autor

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva é doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE, mestre em Indústrias Criativas, especialista em Escrita Criativa e graduado no curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda também pela UNICAP. É publicitário e autor de artigos acadêmicos e dos livros Panther is the New Black: representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra.

Leia mais: https://revistaogrito.com/livro-sobre-representatividade-negra-na-turma-da-monica-sera-lancado-na-bienal-do-livro-de-pernambuco/

Fonte: Revista O Grito

Deixe um comentário