No momento, você está visualizando ‘Marcas & Personagens’ em João Pessoa atrai empresas para fomentar o licenciamento no Brasil

‘Marcas & Personagens’ em João Pessoa atrai empresas para fomentar o licenciamento no Brasil

Auditório com um telão e imagens coloridas mostram o evento Marcas e Personagens, promovido pela Abral, em João Pessoa
Foto: Divulgação Abral

Mais de 100 empresas de todos os segmentos participaram do Marcas & Personagens, em João Pessoa, no dia 25 de julho. O evento marcou a abertura do Imagineland, o mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, entre os dias 26 e 28, na capital paraibana.

Realizado pela EP Grupo, com apoio da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), o encontro representou uma oportunidade para empresários conhecerem mais sobre o negócio de licenciamento. Esta foi a segunda vez que o Marcas & Personagens aconteceu no Nordeste.

“Havia mais de 100 empresas de todos os segmentos assistindo à programação de palestras. Nosso desejo é que, aos poucos, elas façam negócios e percebam o potencial e utilizem o licenciamento como ferramenta de marketing”, afirma a presidente da Abral e CEO do EP Grupo, Marici Ferreira, uma das painelistas do evento.

Oportunidades para conhecer experiências de licenciamento

Entusiasmada com as oportunidades, Marici conta que os negócios começaram no próprio evento. Marcas renomadas como Maurício de Sousa Produções, Disney, Marvel, Miraculous Corp, Paramount, Globo, Love Gifts, Ispartner e NOLA estiveram lá.

“Pudemos ver que alguns shoppings iniciaram negociação para os eventos de experiência e campanhas publicitárias. A ideia é plantar para, em breve, colher frutos”, explica.

Entre os temas abordados, inovação e potencial do entretenimento no universo do licenciamento e o criativo como Ferramenta estratégica no mercado de cultura pop. Ao longo da programação de palestras, as empresas licenciadoras falaram sobre expectativas para os próximos anos e cases de sucesso.

“Essa proximidade aumenta as possibilidades para levar informações relevantes sobre como trabalhar com marcas e personagens, mostrando o potencial desse mercado. Desta forma, os empresários puderam ter uma noção deste negócio”, conta a empresária.

Além dos famosos (veja vários reels no Instagram do Imagineland), ativações com os temas de Batman, Harry Potter, Cavaleiros do Zodíaco, tocados por uma orquestra levaram a plateia ao delírio. Fãs de animes, games, mangás e personagens nostálgicos se divertiram nas diversas ações de experiências no local e, é claro, levaram para casa muitas lembranças e souvenirs de lojas com produtos exclusivos do evento.

“Não há como comparar os benefícios dos produtos licenciados em relação aos que não carregam a conexão com os personagens. O envolvimento do público é a prova de que as marcas são poderosas para movimentar a emoção das pessoas. E isso retorna em mais vendas para o lojistas e fabricantes de produtos licenciados”, explica Marici.

Manual da Abral ensina passo a passo sobre como licenciar marcas e personagens no Brasil

O licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária. Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração, normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse licenciamento.

Para quem está interessado, mas não sabe ainda como começar o relacionamento com as marcas, a Abral pode ajudar. No site da Associação estão manuais e vídeos explicando o passo a passo, incluindo dicas sobre como começar o processo, royalties e aprovação do licenciamento.

Sempre de mãos dadas com o setor, Marici Ferreira explica que tanto a Abral quanto as empresas proprietárias das marcas estão disponíveis para dar apoio e informações. Os interessados podem entrar em contato pelos canais de comunicação disponíveis nos sites das marcas e da própria Abral.

Clique aqui e saiba mais como obter o licenciamento sobre marcas e personagens.

Fonte: Abral – Licensing International

Deixe um comentário