Perfil de Pessoas: Bruno Honda, sócio-fundador da Roboto

Bruno Honda, Roboto, sócio-fundador

 

1)Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?

Depois de quase 15 anos trabalhando em publicidade, fui contratado para iniciar o departamento de design e planejamento na Mauricio de Sousa Produções, onde fiquei 10 anos como designer-chefe (e, posteriormente, diretor de animação e produtor executivo). Lá participei ativamente da transformação de uma marca infantil pra uma marca pra toda família e co-criei projetos tanto de conteúdo de entretenimento (como Mônica Toy, Biduzidos, Vamos Brincar) quanto de marca e cases de licenciamento. Depois da saída da MSP, fui empreender e, com a Bandup, criei a Roboto, que cuida da loja oficial de Cartoon Network e cuidou do planejamento criativo e criação de projetos como as lojas oficiais da Barbie, Mundo Pixar, Stranger Things, D23 e várias na CCXP.

 

2)Qual é a sua rotina na posição atual? 

Hoje a Roboto faz parte de um grupo maior de empresas, que inclui também BandUP, Piticas e Clube Comix. Então, além de criar e gerir coleções das pop ups oficiais, também participo do planejamento estratégico de Piticas, onde atuo como consultor estratégico e mentor em marketing e criação. Também participo da gestão das equipes criativas e participo da criação de todas as coleções e campanhas de Piticas. Até dezembro, fui diretor de marketing do grupo, mas este ano estou focando novamente na gestão e crescimento da Roboto, que está entrando em seu 5º ano de vida. Fora do grupo, a Roboto atende principalmente Netflix (com contratos desde nosso primeiro ano), Disney e Warner Bros. Discovery, mas também entramos em projetos especiais de licenciamento para marcas fora do entretenimento, como CIMED (estivemos no case finalista em Vegas Sex Education vs K-Med e no Round 6 vs Lavitan, por exemplo) e Eurofarma.

 

3)Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional? 

Acho que, até hoje, foi o reposicionamento da marca Turma da Mônica, a criação de Mônica Toy (antes mesmo de ir pra MSP, foi o projeto que me valeu o emprego), o case de pop up da loja Mundo Pixar e a gestão criativa da loja experencial oficial de Stranger Things no Shopping JK.

 

4)Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?

A fragmentação dos veículos e o aumento exponencial de PIs das mais diversas. Todo mundo é fã de alguma coisa e o conceito de geek/nerd simplesmente ficou restrito demais para as oportunidades de licenciamento para os crescidinhos.

 

5)O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente? 

Manter um fluxo de crescimento maneiro na Roboto sem cair no caminho de comoditização de produtos, conseguindo montar um modelo sustentável e não-exploratório mesmo numa economia que já está em recessão há 15 anos.

 

6)Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso? 

Conhecimento das PIs, faro de inovação e velocidade de adaptação. O mundo pivota a cada três meses e é cada vez mais difícil prever grandes cases. Então saber manter um portfolios de apostas direcionadas é fundamental, sempre estando de olho nas oportunidades que vão surgindo (e sumindo) em tempo real.

 

7)Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?

A pressa passa e a merda fica.

 

8)Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento? 

Se for ter que falar um único case, escolho Funko (e olha que não gosto do design). Mas foi a marca/indústria que consegui migrar 100% da variabilidade e amor do entretenimento pra uma caixa de 10cm de altura, incutindo em um pedaço de plástico todo valor que nós damos para as coisas que assistimos, ouvimos e lemos.

 

9)Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora? 

No mercado de animação, cuja carreira eu tirei um pouco da fervura para me dedicar à Roboto. Ainda atuo como produtor executivo e diretor criativo na Pachinko e Split, mas desacelerei para focar em licenciamento.

 

10)O último produto licenciado que comprei foi…?

Um action figure do Batman Classic TV Series, em que ele está com uma bermuda florida e botas, da McFarlane Toys.

 

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