A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Nome: Fernando Pintos Borges – Gerente de Licenciamento da Grendene S.A.
- Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
Sou apaixonado por Cinema, Música, Quadrinhos e Cultura Pop em geral desde pequeno. Na Grendene desde 2001, desenvolvi minha carreira em Comércio Internacional por 18 anos, e neste período sempre me envolvi com produtos licenciados (seja em adendos para mercados específicos, seja em negociações globais ou desenvolvimento de produtos), até que em 2019 foi um movimento natural assumir a gestão do licenciamento na empresa.
- Qual é a sua rotina na posição atual?
Prospecção, negociação e planejamento da área de Licenciamento da Grendene, e também a planejamento e execução de comunicação de Grendene Kids.
- Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
Realização pessoal é sem dúvida os meus dois filhos.
- Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
O mercado está cada vez mais fragmentado, no sentido de haver muita variedade de propriedades intelectuais sendo comercializadas, e também da maior velocidade que novas propriedades – “as modas”, aparecem e desaparecem. Além disso, os lojistas e principalmente os consumidores estão mais criteriosos e cautelosos sobre como e no que investem seu dinheiro. Isso tudo torna mais difícil a tarefa de acertar uma oferta consistente de produtos e licenças.
- O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
Minha maior preocupação é criar filhos responsáveis e independentes, com espírito agregador, num mundo tão dinâmico e dividido.
- Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Habilidade de negociação é essencial. Este profissional vive fazendo a ponte entre várias empresas e departamentos, então é fator de sobrevivência saber negociar.
- Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
“Muitos dos nossos sonhos, a princípio, parecem impossíveis. Depois parecem improváveis e, então, quando colocamos nossa vontade, logo se tornam inevitáveis.”
– Christopher Reeve
- Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
Tenho orgulho de trabalhar em uma empresa que é, por si só, um case de Licenciamento. Entre tantos, calçados em que o acessório é um brinquedo e também uma embalagem. Sucesso de vendas que já é um clássico de Dia das Crianças.
- Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Provavelmente no mercado de entretenimento, seja editorial ou audiovisual.
- O último produto licenciado que comprei foi… ?
Todos… 😊 Compro produtos licenciados frequentemente. Acredito que o último foi uma camiseta do The Office.