A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Perfil de Pessoas: Renata Soares Pereira – Head Comercial da Ziggle Licensing
- Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
Aos 18 anos iniciei como assistente comercial do segmento de Toys, da Mauricio de Sousa Produções. E alí me apaixonei pelo negócio. E desde então, há 31 anos, me dedico ao licensing com a mesma paixão dos 18 anos.
- Qual é a sua rotina na posição atual?
Prospecção, acompanhamento/suporte ao licenciado, acompanhamento de desenvolvimento de produtos, ações promocionais, expansão das marcas nos respectivos varejos
- Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
Assistir o crescimento dos negócios realizados por mim, tanto com os licenciados quanto com as marcas licenciantes. Orgulho de atestar que em toda esta trajetória, imprimi histórias de MUITO sucesso entre as parcerias realizadas. Ter sido protagonista do que se tornou o segmento Fashion da WBD, saindo da irrelevância dentre os países operantes da companhia, para figurar entre os 3 maiores países de revenues (incluindo mercado “domestic”) e respondendo por 45% do total revenue do Brasil. Assim realizei ali o meu legado.
- Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
A mudança drástica na forma do consumo do entretenimento, trazendo oportunidades de negócios incríveis. A ascensão do online para entretenimento, em suas plataformas, como e principalmente Youtube está mostrando isto, com ênfase na Geração Alpha. Além de também vermos o consumo crescente do licensing para gerações Z e X, através da nostalgia e experiências.
- O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
Nada me mantém acordada! Meu maior desafio é levar o conhecimento ao maior número de empresas/empresários, sobre as oportunidades de negócios lucrativos, que existem neste “novo entretenimento” chamado Youtube, principalmente.
- Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Resiliência, uma excelente rede de network, criatividade, atento aos movimentos de tendências de consumo que o mercado apresenta, ser ágil e maleável.
- Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
O ótimo é inimigo do bom. Para todas as questões da vida, sem contar a morte em si, encontramos soluções. Nada é estático e impossível. As soluções existem.
- Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
Atualmente, o álbum ilustrativo e figurinhas do Enaldinho. Criou-se um novo business para o parceiro, tornando-o referência no mercado em apenas 12 meses e mostrando a força que uma marca provinda do ONLINE possui, principalmente entre as crianças brasileiras.
- Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Hummm…talvez trabalhando com tecnologia.
- O último produto licenciado que comprei foi… ?
Os bonecos Maria Clara&JP para meu netinho.