Um olhar no que vem por aí em 2023…

Ano novo, energias renovadas, muitas oportunidades!

O EP Grupo preparou um material especial de início de ano com alguns temas que vão circular pelo mercado de licenciamento, em conversas e eventos deste ano.

Confira!

 

O cenário no Brasil

No ano passado, o licenciamento de marcas cresceu 12,3% no Brasil, se tornando o oitavo mercado com maior faturamento. Este ano, esperamos que cresça ainda mais, com as collabs impulsionando o faturamento.

 

Ano comemorativo

Esse ano, duas grandes companhias de entretenimento celebram 100 anos: a The Walt Disney Company e a Warner Bros. Discovery. Com previsão de grandes comemorações, as companhias devem se destacar esse ano.

 

Séries/filmes mais aguardados

Grandes estreias como Barbie, Super Mario Bros – O Filme, Transformers 6, Paw Patrol – The Mighty Movie, Trolls, Wish (Disney) e as séries The Last of Us e Rubble and Crew.

 

Games

Ainda em alta, esse mercado pode movimentar cerca de R$ 1 trilhão em 2023. Dos games mais esperados, a IGN Brasil citou: The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Star Wars Jedi: Survivor, Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, Wo Long: Fallen Dynasty e Street Fighter 6.

 

Nostalgia

A nostalgia continua em alta, seja trazendo de volta produtos de “antigamente” ou marcas que fizeram sucesso anos atrás. Para citar alguns, as turnês de Backstreet Boys e RBD, o retorno da série That ‘70s Show (agora That ‘90s Show) e a febre do retorno das câmeras digitais.

 

Geração Z

Agora que essa geração entrou definitivamente para o mercado de trabalho e consumidor, eles devem ganhar ainda mais espaço. Entendê-los é necessário e obrigatório. Um pouquinho sobre ele: São transformadores do já estabelecido; defendem suas crenças; buscam por marcas autênticas; impacto social é muito importante.

 

Metaverso

Com os consumidores cada vez mais digitalizados, conectados e receptivos às novidades, o metaverso só tende a crescer. A previsão da Gartner é que 30% das empresas estarão no metaverso até 2026.

Uma pesquisa recente da Family Insights revelou que 41% dos adolescentes e pré-adolescentes preferem gastar dinheiro em uma experiência do que em um produto, e isso vale para as experiências de compra nas plataformas de jogos, como Fortnite e Roblox.

 

Economia

O cenário econômico global está enfraquecido, com uma onda generalizada de inflação seguida de aumentos de juros em todos os continentes. Estamos vendo grandes demissões em massa de grandes companhias, inclusive no Brasil.

Aqui, os juros mais altos vão inibir o consumo e diminuir os investimentos produtivos das empresas, promovendo uma desaceleração na economia. Não dá para deixar de citar a crise da Americanas, que afetará muitos negócios e pessoas.

A prioridade este ano será economizar.

 

Varejo

A tecnologia é um dos pontos principais para o varejo. O consumidor busca soluções mais rápidas, experiências e/ou produtos únicos, omnicalidade, produtos mais baratos e um processo de compra tecnológico.

Também estarão em alta: social-commerce, lojas autônomas, Recommerce e pop-up stores.

 

Pessoas

Apesar de não ser um assunto novo, agora está mais em alta do que nunca. “100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Com isso, as organizações estão cuidando mais das pessoas envolvidas em todos os processos. Elementos-chave: diversidade e inclusão.

 

O primeiro evento organizado pelo EP Grupo com o apoio da ABRAL será o Licensing Day, no dia 12 de abril. Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/licensing-day-marcas-e-personagens__1859322?share_id=0

Fonte: EP Grupo

Deixe um comentário