A ABRAL

Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), é uma entidade
sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados,
fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o
mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada.

Divulgar, defender e promover o desenvolvimento do licenciamento sempre foi o principal objetivo das
diretorias que ao longo destes anos conduziram a Abral.

No dia 08 de novembro de 2016, uma nova diretoria assumiu a administração da entidade. Com o objetivo de
desenvolver ferramentas e conteúdo, a nova presidência iniciou a criação de um novo modelo de gestão que
prevê a disseminação do negócio no Brasil perante os mais diversos segmentos da economia nacional e,
consequentemente, o fortalecimento do mercado nacional de licenciamento em médio prazo.

Em busca de oportunidades que tragam melhores condições para o licenciamento de produtos no Brasil, em 01/06/2017 a ABRAL firmou uma parceria com a LIMA – Licensing Industry Merchandisers Association, organização americana com sede em mais de 15 países que atua no desenvolvimento do mercado de licenciamento, através da qualificação dos profissionais da área e da conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade empresarial em geral.

A iniciativa vai beneficiar todos os envolvidos neste mercado, que movimentou R$ 17 bilhões em 2016 e tem como objetivo promover o crescimento do mercado de licenciamento no Brasil e levar marcas brasileiras para o mundo.

Além dos benefícios oferecidos pela ABRAL, os associados agora contam também com todos os benefícios da LIMA.

Esta gerará muitos negócios para o mercado brasileiro !

ESTATUTO

Leia o Estatuto Social da ABRAL na  íntegra.

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretora Presidente: Marici Ferreira (diretora da EP Grupo)

Diretor 1º Vice-Presidente: David Diesendruck (presidente da Redibra)

Diretor 2º Vice-Presidente: José Eduardo S. Martins (presidente da Panini do Brasil)

Diretor Financeiro: José Eduardo S. Martins (presidente da Panini do Brasil)

Vice-Diretor Financeiro: Marcus Macedo (presidente Santa Cruz Marketing)

Diretor Jurídico: José Henrique V. Werner (sócio-proprietário da Danneman Advogados)

Vice-Diretor Jurídico: Marcio C. de M. e Gonçalves (sócio-proprietário da Siqueira Castro Advogados)

Diretor de Marketing: Kiko Smitas (diretor-geral da SulAmericana Fantasias)

Vice-Diretor de Marketing: Marcos Bandeira (diretor-geral de produtos de consumo da Warner Bros)

CONSELHO CONSULTIVO:

Conselheiro Presidente: Philippe Bost (diretor da Mattel do Brasil)

Conselheiro Vice-Presidente: Ênio Alfredo Kohler (diretor da Cia. Fabril Lepper)

Conselheira: Erica Giacomelli (diretora da Brands360)

Conselheira: Ana Kasmanas (sócia-proprietária da Kasmanas Licenciamento)

Conselheira: Alais Valentini Fonseca (gerente de marketing da Top Cau)

Conselheiro: Geraldo Zinato (presidente da Lider Brinquedos)

Conselheira: Juliana Ikuno (consultora jurídica da Piticas)

Conselheiro: Cesar Rodriguez (diretor geral da Iconix)

Conselheiro: Vagner de Jesus Pinto (diretor da Festcolor)

Conselheiro: Rodrigo de Medeiros Paiva (diretor de licenciamento da Mauricio de Sousa Produções)

Conselheiro: Ricardo Inglez de Souza (sócio-proprietário da IWRCF Advogados)