Marcas se unem para lançar linhas de produtos infantis, que celebrem a diversidade étnica e cultural, e já contam com a adesão de grandes empresas
São Paulo, 29 agosto de 2024 – A Endemol Shine Brasil, integrante da Banijay – o maior grupo de produção e distribuição de conteúdo audiovisual do mundo, e a Hora do Blec, desenho animado que celebra a diversidade étnica e cultural, anunciam uma nova parceria de licenciamento para trazer ao público infantil uma linha de produtos da marca Hora do Blec. O anúncio foi feito durante a Licensing Con 2024, um dos maiores eventos de licenciamento da América Latina, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, na Vila dos Ipês, em São Paulo.
Fundado pelo casal de atores Yasmin Garcez e David Junior a Hora do Blec estreou em agosto de 2020, no YouTube, como uma série de vídeos musicais voltada para a primeira infância, coincidindo com o nascimento da primeira filha do casal, Amora. Com mais de 1 milhão de horas de exibição, 94 mil inscritos, 46 milhões de views e 68 milhões de impressões atualmente, o canal apresenta personagens multiétnicos com protagonismo negro, proporcionando às crianças uma rica experiência cultural e incentivando o aprendizado através da diversidade. A série é reconhecida por sua representação educativa da pluralidade cultural, pelas referências estéticas da cultura afro-brasileira e do grafite, e pela musicalidade inspirada em black music.
A primeira temporada de Hora do Blec contou com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU), abordando 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela organização. Esses temas humanitários são prioridades globais a serem alcançadas até 2030. Já na segunda temporada, Hora do Blec uniu-se à Johnson & Johnson em vídeos que exaltam todos os tipos de beleza.
“Estamos empolgados com esse trabalho com a Hora do Blec. Acreditamos que os produtos derivados desta parceria não apenas entreterão, mas também educarão, ajudando a formar uma geração mais consciente e inclusiva. Até o momento, já estamos prevendo lançamentos de uma linha de roupas com uma grande rede de varejo, cadernos da Jandaia, produtos de puericultura da Lolly e livrinhos de histórias da Editora Mostarda”, declara Fernanda Abreu, head de licenciamento da Endemol Shine Brasil.
“Ver a Hora do Blec se desdobrando em produtos para o dia a dia das crianças é a realização de um sonho! Esperamos que as próximas gerações cresçam com a referência da diversidade cultural que propomos em Blec, reconhecendo-se nesses produtos e reconhecendo o outro também. O entretenimento pode ser um potencializador da autoestima e um ampliador de horizontes para quem o consome, e esses são os nossos objetivos ao falarmos com a infância de maneira equitativa. A Endemol se uniu a nós e já vem contribuindo muito. Estamos muito felizes e gratos”, declara Yasmin Garcez, cofundadora e CEO de Hora do Blec.
“É emocionante ver nosso projeto ganhando o mundo por meio de uma empresa tão grandiosa quanto a Endemol. Conheci a equipe quando participei do The Masked Singer e me encantei com toda a estrutura, organização e profissionalismo. Quando iniciamos a conversa sobre a parceria, sabíamos que estaríamos em boas mãos. Nosso objetivo é conquistar as famílias com produtos que tragam representatividade, autoestima, amor e equidade. Juntos, podemos ir mais longe. Estamos com muita fé nessa parceria!”, fala David Junior, cofundador e diretor de Comunicação de Hora do Blec.
“Hora do Blec” está se expandindo e lançará um canal em espanhol no YouTube, chamado “La Hora de Blec”, com estreia prevista para setembro de 2024. Em outubro, a série também estará disponível na Netflix.
Sobre Hora do Blec
Hora do Blec é uma turma de personagens multiétnicos que tem como missão apresentar pluralidade cultural às crianças e estimular o aprendizado através das diferenças.
A marca surgiu em Agosto de 2020 como clipes musicais no Youtube para o público entre 2 e 7 anos.
Blec é um menino de 6 anos que ativa seus superpoderes através do talismã que vive em sua cabeça, o pente garfo. Quando Blec puxa o pente, a fadinha Lara aparece e seu cabelo arma, formando um lindo Black Power. Assim, poderoso, ele se une ao seu clã – Yayá́, Yuki e o cãozinho Basquiat – na busca de viver aventuras cheias de diversidade cultural.
Através dessas pluralidades, Blec planta nas crianças uma sementinha de tolerância e empatia, proporcionando aos pequenos uma capacidade maior para o desenvolvimento do diálogo.
Artísticamente, o desenho apresenta a rica musicalidade do Brasil e inspirações em black music. Ele é construído a partir de referências estéticas da cultura afro-brasileira, do hip-hop e do grafitti.
Blec abre para a infância, mais do que portas. Ele abre horizontes, corações e sonhos, além de ser uma explosão de cores e um grande convite à arte.
Sobre os fundadores
Yasmin Garcez Merszajn – cofundadora e diretora executiva – atriz, diretora e CEO de Hora do Blec, partiu dela a ideia de criar uma animação com protagonismo negro, em 2016. Yasmin teve grande parte de sua família judia exterminada na segunda guerra mundial, teve avós imigrantes e seu pai é um homem que veio de Mesquita, na Baixada Fluminense. O fato de ser mulher e ter outros históricos familiares de minorias sociais, a motivou, desde sempre, a criar projetos artísticos com foco em sustentabilidade social e equidade para todos. Para isso, fundou a produtora UBUNTU FILMES. Através dela, Yasmin criou um espetáculo sobre pessoas em situação de refúgio, roteirizou e dirigiu um premiado documentário sobre O Transtorno do Espectro Autista e, hoje, se dedica ao protagonismo negro, através de Blec. Em 2019, esse projeto de animação antirracista inicialmente pensado em 2016, ganhou forma como “Hora do Blec” através da união com David Junior, com quem compartilha a cofundação da marca e com quem tem duas filhas, Amora e Odara. Na Globo, Yasmin atuou na série Dois Irmãos, na série médica Sob Pressão e na Novela Órfãos da Terra.
David Souza da Penha Junior – cofundador e diretor de comunicação – Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, David Junior é músico, ator e produtor. Como filho de funcionários públicos, David teve acesso à educação privada, encontrando desde a primeira infância, a experiência de ser um “preto único” num espaço de educação privilegiada.O racismo estrutural, assim como a falta de representatividade negra em seu entorno e na mídia, feriram diretamente sua autoestima e seu senso de dignidade, anulando sua capacidade de pertencimento e de sonhos, tornando-o, ao seu olhar, apenas mais um sobrevivente. A percepção sobre si, porém, mudou, a partir do momento em que começou a fazer terapia e viu que poderia ser mais do que a sociedade lhe esmolava, subvertendo um lugar estereotipado e alcançando uma posição social como artista que era utópica até então, o que o fez querer fazer mais pela população negra. Após a união com Yasmin Garcez, teve duas filhas, tornou-se sócio da UBUNTU FILMES e desenvolveu com ela a iniciativa Hora do Blec com o objetivo de possibilitar aos negros o direito de existir e sonhar. Como ator, David participou de vários produtos da Rede Globo, estará na série Americana, da Disney +, em Dona Beja, da HBO e em Mania de Você, próxima novela das 21h, na Globo.
Sobre a Endemol Shine Brasil
A Endemol Shine Brasil é uma divisão da Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo independente do mundo.
A Endemol Shine Brasil cria e produz conteúdos de não ficção, ficção e documentários para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos nacionais e mundiais, incluindo a produção e a distribuição de títulos como MasterChef, The Masked Singer, Canta Comigo, Rolling Kitchen, Casamento às Cegas, The Bridge Brasil, Queen Stars Brasil, Big Brother Brasil, No Limite, Xuxa – O Documentário, dentre outros.
Além disso, produz formatos de branded content também para todas as plataformas, como Cabelo Pantene, Ilhados com Beats, Onix Music Trip, TeleKwai e outros.
A Endemol Shine Brasil também é especializada em licenciamento de marcas, com mais de 300 produtos licenciados e iniciativas digitais, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais.
Para saber mais, acesse o site.
INFORMAÇÕES DE CONTATO:
FT ESTRATÉGIAS – PARA ENDEMOL SHINE BRASIL:
Fernanda Oening – fernanda.oening@ftestrategias.com.br
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Fonte: FT Estratégias