A franquia Power Rangers completa 30 anos em 2023 com o retorno de heróis da primeira geração e um evento histórico: pela primeira vez, uma mulher assumirá em definitivo o posto de Ranger vermelho, que tradicionalmente ocupa uma posição de líder da equipe. A honra caberá a Amelia (Hunter Deno), que foi a heroína rosa nas duas temporadas de Dino Fúria.
Com o título Power Rangers Cosmic Fury (Fúria Cósmica, em tradução literal), a 30ª temporada trará de volta os seis atores de Dino Fúria e os colocará em aventuras no espaço. Zayto (Russell Curry), que era o Ranger vermelho nos dois anos anteriores, assumirá um traje oficialmente descrito como “zênite”, passando a roupa vermelha para a jornalista. Os outros quatro heróis manterão suas cores: Ollie (Kainalu Moya) será azul; Izzy (Tessa Rao), verde; Javi (Chance Perez), preto; e Aiyon (Jordon Fite), dourado.
“Oi, pessoal. Eu finalmente posso contar um segredo que estava guardando há um bom tempo. Eu sou a Ranger vermelha de Cosmic Fury! Alguém me belisque! Sou oficialmente a primeira Ranger vermelha mulher a liderar integralmente uma equipe. Dino Fúria fez história para a franquia de várias maneiras, então Cosmic Fury precisa fazer o mesmo”, escreveu Hunter Deno em seu Instagram.
“Minha versão de cinco anos de idade dizia que nunca poderia ser a Ranger vermelha porque as meninas eram apenas rosa ou amarela. Eu queria voltar no tempo para contar para ela que as mulheres podem usar vermelho e serem líderes também! Muito obrigada à equipe por quebrar estereótipos e criar um espaço seguro para todos. Estou honrada de ser a primeira Ranger vermelha mulher de maneira integral. E muito feliz de estar aqui.”
Hunter fez questão de colocar que é a primeira Ranger vermelha integral da franquia para não ser corrigida por fãs. Em 2012, Power Rangers Super Samurai teve uma mulher à frente da equipe durante alguns episódios, quando Lauren Shiba (Kim Crossman) tomou o lugar do irmão mais novo, Jayden (Alex Heartman), para ser a Ranger vermelha. Ela acabou devolvendo o posto para ele quando percebeu que o caçula tinha o respeito dos colegas.
Além de colocar uma mulher como Ranger vermelha definitiva, a nova temporada marcará a primeira vez na história da franquia que todas as cenas de luta dos heróis serão rodadas pela equipe norte-americana –antes, algumas sequências eram reaproveitadas dos tokusatsu japoneses (como Flashman e Changeman). Já as tradicionais batalhas com robôs gigantes continuarão reciclando a produção oriental.
Especial de aniversário com Rangers antigos
Além de Cosmic Fury, a Netflix também vai exibir um especial para celebrar os 30 anos da franquia. Com o título Power Rangers: Agora e para Sempre, o programa tem estreia marcada para 19 de abril e contará com o retorno de boa parte do elenco original –alguns que não apareciam na série há mais de 25 anos!
Da formação inicial, estarão de volta David Yost (Billy, o primeiro Ranger azul) e Walter Jones (Zack, o Ranger preto original). Apesar de o especial ter sido gravado antes de sua morte, Jason David Frank (1973-2022) não vai retornar como Tommy (o Ranger verde que depois virou branco). Ele anunciou que se aposentaria da franquia pois não queria mais cobrir suas várias tatuagens com maquiagem.
Austin St. John, que viveu Jason, o Ranger vermelho, ficou de fora após ter sido acusado de fraudar o governo norte-americano em um esquema de US$ 3,5 milhões (R$ 18,5 milhões). Amy Jo Johnson (Kimberly, a Ranger rosa), não foi anunciada como parte do elenco, mas provocou os fãs ao escrever “Não se preocupem, ainda não acabou” em seu perfil no Twitter. Já Trini, a Ranger amarela, não poderia participar do especial. Sua intérprete, Thuy Trang, morreu tragicamente em 2001.
Na ausência da Ranger original, os produtores vão homenagear Trini de outra maneira: a atriz Charlie Kersh interpretará a filha da personagem, Mihn. Também participarão os outros veteranos da franquia que substituíram os originais: Johnny Young Bosch (Adam, o segundo Ranger preto), Steve Cardenas (Rocky, o segundo Ranger vermelho), Karan Ashley (Aisha, a segunda Ranger amarela) e Catherine Sutherland (Kat, a segunda Ranger rosa).