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19nov
“2019, um ano difícil…, mas para a pirataria, também!”
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MÁRCIO COSTA DE MENEZES E GONÇALVES

Dedicando mais de 20 anos de profissão à proteção da Propriedade Intelectual, em especial ao combate à pirataria, falo, sem pestanejar, que o ano de 2019, será lembrado como um ano emblemático para o combate à pirataria em nosso país.

Pudemos colecionar diversas ações expressivas no enfrentamento ao crime organizado, em especial as promovidas pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) e pelo SEOPI, ambos do Ministério da Justiça, pela Prefeitura Municipal de São Paulo, com o apoio de outros entes públicos, como a Polícia Civil – DEIC, pela Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, em nossas zonas de fronteiras, pelo INMETRO, e também pela ANATEL.

Sem dúvidas que esperávamos um ano complicado, frente ao cenário político e econômico vivido pelo nosso país, mas a grande surpresa positiva do ano, veio com a constatação de que está havendo uma maior união de esforços entre os órgãos públicos e a sociedade civil organizada, para o enfrentamento de um crime, que foi denominado pela Interpol, como o crime do século; a pirataria.

O CNCP, do MJSP, bastante revigorado na gestão do Ministro Sérgio Moro, demonstrou muita competência, ao promover uma verdadeira integração entre os seus Conselheiros e Colaboradores, o que foi coroado, no final deste ano com o seu apoio à campanha “Pirataria não é brincadeira”, em parceria com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens – ABRAL, SENACON e INMETRO. Mas o melhor ainda estaria porvir: a coordenação, com o SEOPI, da Operação 404, em novembro deste ano, um verdadeiro tiro de canhão nos piratas virtuais. Diversas pessoas presas em flagrante, cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão, em 12 Estados diferentes, derrubada de 210 sites ilegais e mais de uma centena de aplicativos de streaming que veiculavam conteúdo de forma ilegal.

Já a Prefeitura Municipal de São Paulo, atacou, de forma enérgica e inédita, a pirataria em nossa cidade, nos últimos anos, tem sido o principal centro de ofertas de produtos irregulares no Brasil. A equipe do Prefeito Bruno Covas, coordenada pelo seu Secretário-Executivo, Fábio Lepique, foi implacável nas ações de combate à pirataria, fechando diversos shoppings centers na região central de São Paulo, que concentravam as suas atividades na comercialização de produtos falsificados. Os números são assustadores, e revelam o potencial financeiro do crime organizado. Não podemos deixar de mencionar que estas ações somente foram possíveis, com o apoio e a participação da Guarda Civil Metropolitana, da Receita Federal, e da 1ª. DIG, do DEIC, que também foi destaque no combate à pirataria em 2019, pelas mãos corajosas de seu Delegado titular, o Dr. Wagner Carrasco.

Nas zonas de fronteira, a Receita Federal, apesar de todas as dificuldades encontradas neste ano de 2019, bateu recorde de apreensões, com destaque às operações portuárias que impediram que milhões de itens falsificados, em especial brinquedos, inundassem ainda mais o nosso mercado. Especial destaque ao CERAD – Centro Nacional de Gerenciamento de Análise de Risco, que integrado às demais unidades da Receita Federal, teve protagonismo nas ações de repressão e enfrentamento ao crime organizado.

O INMETRO, através do IPEM do Rio de Janeiro, e em parceria com a Secretaria de Fazendo do Estado e com a Receita Federal, promoveu uma gigantesca operação (Operação Vagalume) que atingiu depósitos de lâmpadas e luminárias LED, no Estado do Rio de Janeiro, tendo sido apreendidos mais de 280 mil artigos de iluminação, sem a certificação do INMETRO.

Por fim, a ANATEL, que estruturou o seu Plano de Ações de Combate à Pirataria, no ano passado, teve atuação bastante importante em 2019, com mais de 200 ações de Fiscalização, somente no primeiro semestre, que culminaram com a apreensão de mais de 50 mil itens irregulares, entre decodificadores ilegais de sinais de tv por assinatura, cabos e equipamentos óticos, entre outros. Em setembro deste ano, uma outra grande Operação, em mais de 10 Estados brasileiros, apreendeu outros 60 mil equipamentos de telecomunicação irregulares.

Assim, 2019, em relação ao combate à pirataria, será um ano a ser lembrado e comemorado, pelo conjunto de ações aqui resumidas. Nossos esforços, pensamentos e torcida, é para que este movimento integrado contra a ilegalidade, tenha continuidade!

 

Márcio Costa de Menezes e Gonçalves é CEO e sócio fundador de MÁRCIO GONÇALVES ADVOGADOS, especialista em Propriedade Intelectual e Direito Digital,  É o Presidente do ICI – Instituto do Capital Intelectual, Diretor Jurídico da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens,, tendo sido o primeiro Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do Ministério da Justiça. É também membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/SP.

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19nov
Cheil lança série de documentários sobre Fortnite
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Ideia é criar “percepção mais humana e intimista da rotina” dos jogadores do game

Muito além de um hobby, o jogo Fortnite, da Epic Games, impacta a vida de milhares de pessoas; são influenciadores e jogadores profissionais que têm, no game, uma fonte de renda. É justamente essa realidade que a Cheil quer revelar com a série de documentários Fortnite: Mudando o Game.

A campanha surgiu com o objetivo de criar um conteúdo diferente do que é comumente consumido por fãs da Epic Games e de Fortnite, jogo que conta com mais de 250 milhões de jogadores atualmente. “A ideia era criar um novo formato, que trouxesse uma percepção mais humana e intimista da rotina dessas pessoas”, explica o CCO da Cheil LATAM, Claudio Lima.

Em três produções, cada uma com três minutos, pretende mostrar qual é o papel de Fortnite na dinâmica de trabalho dos brasileiros Sharshock, Melany e Drakonz, para quem o jogo é indispensável.

O principal desafio da ação foi adotar uma linguagem acessível para pessoas que não acompanham o cenário esportivo de jogos eletrônico. Para isso, a agência optou por uma produtora não especializada no nicho, a Sagaz Filmes.

“Acreditamos que os filmes são uma ótima forma de difundir o jogo para outros nichos, já que devem interessar também a espectadores leigos no assunto, mas que vão querer conhecer melhor esses personagens e seu cotidiano”, diz Lima. “Além disso, por mostrar a trajetória de pessoas reais, que tiveram suas vidas profundamente transformadas pelo jogo, queremos passar a mensagem de que há espaço para qualquer um dentro do ecossistema de Fortnite”.

Filme 1

Filme 2

Filme 3

Ficha Técnica

Projeto Docusérie Epic Games – Fortnite
Title: Fortnite Mudando o Game
Agency: Cheil Brasil
Client: Epic Games
Manager Director: Evandro Guimarães, Yunwon Cho
CCO Latam: Cláudio Lima
Executive Creative Director: Dogura Kozonoe
Creative Director: José Suaid
Art Director: Maxx Freitas
Copy: Augusto Conter
Account Manager: Bernardo Mendes, Fernanda Grillo
Community Management: Gabriel Contessotto
Media: Roberta Queiroz, Cassio Yoshio
Project Manager: Camila Guaitolli
RTVC: Regina Shnaider, Cristiane Marinari
Motion Artists: Renan Godoy, Renan Escribano
Abertura: Gabriel “Dengoso” Lopes da Graça
Approval: Leão Carvalho
Production Company: Sagaz Filmes
Director: Renata Sette
Cinematographer: Paulo Disca
Director Assistent: Karine Damiani
Executive Producer: Silvia Sivieri
Executive Producer Assistent: Luciana Carvalho
Editor: Gabriel Peixoto
Audio: Liquo Audio & Eddu Ferreira
Producer: Equipe Liquo & Eddu Ferreira

Fonte: Propmark

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18nov
Participe do Licensing International Excellence Awards 2020
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Em 2020 não será diferente e a Licensing International convida a sua empresa para participar do Licensing International Excellence Awards.

Você deu vida a uma propriedade como ninguém antes? Sua marca conquistou o mundo? Seu produto voou das prateleiras? Então você tem a chance de se juntar às fileiras dos vencedores anteriores do Licensing International Excellence Awards, que incluem algumas das marcas, fabricantes, agentes e varejistas mais influentes do mundo, contando com 23 categorias.
#licensinginternational #licensingawards
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18nov
Baby Shark em Show no Rio de Janeiro
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Atenção Niterói! O Musical de Baby Shark está a caminho! Diversão garantida para toda criançada! Já garantiu seus ingressos? Ainda não? Corre que dá tempo! ❤️
https://checkout.tudus.com.br/teatro-abel-baby-shark–oficial/selecione-seus-ingressos

Fonte: Lotus Global Mkt.

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18nov
Capricho Shoes inaugura e-commerce
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O novo e-commerce vai deixar ainda mais fácil para as fãs escolherem seus calçados favoritos da Capricho!

A Capricho Shoes lançou nessa sexta-feira (15/11) seu próprio e-commerce, trazendo sua linha de tênis, incluindo algumas novidades da nova coleção lançada há poucas semanas em um evento realizado em São Paulo. Dessa forma, as garotas poderão adquirir os produtos de maneira mais prática.

Para compras acima de R$ 199,90, o frete será grátis e, a primeira troca fica por conta da marca. Os valores dos tênis começam a partir de R$ 129,90 e a numeração vai do 33 ao 40 para a maioria dos modelos.

A marca Capricho é sinônimo de adolescência no Brasil, são mais de 15 milhões de fãs nas redes sociais. A marca participa de todos os momentos do dia a dia da adolescente, seja pelo site, mídias sociais e, claro, não poderia deixar de estar nos produtos que fazem a cabeça dessas garotas!

Acesse o site e fique por dentro das novidades:

 https://www.caprichoshoes.com.br/

 

Sobre a Redibra:

Agência de licenciamento de marcas, com mais de 55 anos de história, trabalha um seleto portfólio de marcas como: Coca-Cola, Nintendo, Capricho, Galinha Pintadinha e Chevrolet. E no R.Lab, um espaço de mentoria e inovação no licenciamento de novos conteúdos nacionais, possuem marcas como o desenho infantil Boris e Rufus, Chocolix e Any Malu.  A Redibra é conhecida por seu planejamento estratégico para a gestão das marcas e total suporte aos parceiros.

 

Para entrar em contato com a Redibra:

Site: www.redibra.com.br

Facebook: www.facebook.com/redibra

Linkedin: www.linkedin.com/company/redibra-licensing

Instagram: www.instagram.com/redibra

Telefone: 55 11 3383 1616

E-mail: redibra@redibra.com.br

 

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18nov
Criador de ‘Baby Shark’ agora visa mercado chinês com dinossauros
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‘Quem imaginaria que tubarões poderiam se tornar tão populares?’ disse Ryan Lee. Hit infantil tem mais de 3,9 bilhões de visualizações no YouTube.

Palavra Cantada reage a Baby Shark

Palavra Cantada reage a Baby Shark

O criador da canção infantil “Baby Shark”, que se tornou um fenômeno global, disse que sua empresa está visando o mercado chinês, onde a música não chegou a fazer sucesso, com novos personagens que incluirão dinossauros.

“Quem imaginaria que tubarões poderiam se tornar tão populares?”, indagou Ryan Lee, de SmartStudy, durante uma entrevista à Reuters. “Crianças que gostam de dinossauros certamente existem em todo o mundo, mas não há nenhuma marca ligada a eles.”

A canção popular sobre uma família de tubarões se tornou um grito de guerra nos protestos antigoverno do Líbano, foi tocada na Casa Branca e elogiada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e se tornou o hino informal do Washington Nationals, campeão da liga norte-americana de beisebol – além de motivar paródias e uma febre de dança.

Torcedores do Washington Nationals cantam Torcedores do Washington Nationals cantam

Torcedores do Washington Nationals cantam “Baby Shark” depois de vitória do time — Foto: Tommy Gilligan USA Today Sports/via Reuters

O cofundador e principal autoridade financeira da editora sul-coreana por trás da música e do vídeo virais – este o quinto mais visto da história do YouTube – disse que agora visará a China para que “Baby Shark” seja mais do que um sucesso momentâneo.

A canção “Baby Shark”, que teve mais de 3,9 bilhões de visualizações no YouTube, é de propriedade da SmartStudy, empresa sul-coreana que planeja lançar ações na bolsa.

Fonte: G1.globo

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18nov
Com Riachuelo, Levi’s pretende ampliar atuação no Brasil
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Parceria faz parte do plano de expansão da marca norte-americana, que encara o País como um de seus mercados prioritários, junto da China e Índia

Victória Navarro
14 de novembro de 2019 – 15h27

A partir de 21 de novembro, 26 lojas físicas da Riachuelo, distribuídas pelo Brasil, passam a vender produtos selecionados da Levi’s, como camisetas, calças das linhas 510 e 700 e jaquetas truckers. O preço das peças, que também poderão ser encontradas no e-commerce da rede de departamento, variam de R$ 89,99 a R$ 389,99. A parceria faz parte do objetivo da empresa norte-americana de estar mais próxima do público, consolidar sua posição no mercado e de ampliar vendas no território nacional. A Levi’s está em mais de mil multimarcas, no País.

Modelo do mais nova espaço da Levi’s, dentro da Riachuelo (crédito: divulgação)

Para Rui Araújo Silva, managing director da Levi’s no Brasil, o atual momento da marca demandou a iniciativa. “Estamos em constante crescimento e comprometidos em nos consolidar no País. A parceria com a Riachuelo é estrategicamente pensada, para criar e estreitar relacionamento com novos públicos”, diz.

O profissional afirma que o mercado brasileiro é o prioritário para a Levi’s, em temos de expansão, junto da China e Índia. No ano passado, em nível global, a marca cresceu 14% e faturou US$ 5.6 bilhões, segundo números internos. Já no País, em, 2018, o faturamento foi ampliado em 38%. “Nossas perspectivas, para 2019, é fechar o ano com um total de 92 lojas no Brasil, e atingir um crescimento de faturamento acima de 20%”, conta.

A Levi’s nasceu em 1873, porém, só chegou no Brasil em 1972. A priori, era possível encontrar a marca apenas no Porto de Santos, em Santos, e na Galeria Pajé, no Centro de São Paulo. Os locais vendiam só um modelo de calça. No mesmo ano, foi inaugurada outra loja na Rua Iguatemi, na Zona Oeste paulistana. Em 2008, a Levi’s iniciou plano de expansão global. Desde então, funciona em formato de franquias. Até 2017, tinha sua produção concentrada apenas em São Francisco, na Califórnia. Porém, pressionada pela volatilidade cambial e altas taxas de importação, retomou produção no País — encerrada em 1998 –, por meio de fábricas terceirizadas.

Em outubro deste ano, Levi’s lançou um coleção inspirada em Star Wars (crédito: divulgação)

Fios de inovação
Conhecida pelo jeans, uma peça tradicional, a Levi’s vem inovando. Além de realizar diversas collabs, como as mais recentes de Stranger Things e de Star Wars, a marca tem apostado em tecnologia. A Levi’s, por exemplo, lançou jaquetas inteligentes em parceria com o Google. A peça conta com o Jacquard, um tecido condutor que permite que uma parte da roupa funcione como um controle remoto para smartphones. A jaqueta permite que o consumidor possa programar até quatro diferentes toques, para alertar notificações, e deslizar os dedos, para executar ações como tocar e pausa música, silenciar o celular e configurar o telefone para falar a hora dos compromissos. Confira vídeo da peça:

Moda diversa
Já a comunicação da marca, no Brasil, explora música, cultura e comportamento como pilares. “Esses grupos são importantes e traduzem os valores da companhia”, afirma Rui. No digital, a Levi’s mantém uma linguagem heterogênea e objetiva conversas com públicos diversos:

A empresa, ainda, patrocinou a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo; realizou o Levi’s I Shape my World, evento que busca entender como as mulheres de várias gerações dão forma ao mundo e servem como referência para os mais jovens; fez o Geração 501, que une todos os anos artistas em celebração ao jeans 501, que possui 145 anos de idade; e doou US$ 25 mil, que foram investidos em instrumentos musicais e pagamento de matrículas, para o projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, de inclusão social.

*Crédito da foto no topo: Pixabay/Pexels

Fonte: Meio & Mensagem

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18nov
Disney e McDonald’s se unem em ação promocional
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O McLanche Feliz celebra 40 anos em 2019 e vem inovando sua proposta para proporcionar uma experiência completa para seus milhões de consumidores em todo o continente.

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, anuncia uma parceria promocional de cinco anos com a The Walt Disney Company Latin America para oferecer ainda mais diversão às famílias por meio do McLanche Feliz.

Nos últimos meses, o McLanche Feliz teve seu cardápio renovado para oferecer opções que incluem mais frutas e vegetais e menos gordura, sódio e açúcares adicionados.

Para apresentar a melhor combinação entre refeição e entretenimento, agora incluirá os personagens dos filmes mais amados pelas famílias, por meio desta parceria promocional com a Disney.

A primeira ação conjunta dessa aliança será lançada no próximo mês, em uma das estreias cinematográficas mais esperadas dos últimos tempos: Star Wars: A Ascensão Skywalker, da Lucasfilm, que chegará aos cinemas da América Latina no dia 19 de dezembro.

A parceria incluirá também brinquedos e atividades promocionais relacionados ao McLanche Feliz e inspirados em algumas animações da Walt Disney, Pixar Animation Studios, Disney Live Action, Marvel Studios e filmes da Lucasfilm – selos pertencentes à Disney.

“Unimos duas marcas capazes de gerar momentos únicos para as famílias.”, diz Santiago Blanco, Chief Marketing Officer da Arcos Dorados.

“Essa magia da Disney aumenta a nossa responsabilidade de melhoria contínua do McLanche Feliz, que busca oferecer novos sabores e ingredientes mais alinhados aos hábitos de consumo e aos padrões nutricionais atuais, além de proporcionar experiências cada vez mais atraentes em nossos restaurantes.”, finaliza o executivo.

Cristina Giosa, diretora de Marketing da The Walt Disney Company Latin America, acrescenta que “Esta parceria promocional alia o entretenimento da Disney ao McLanche Feliz por meio de nossas histórias e personagens, criando uma colaboração significativa entre as duas empresas, que amplia a experiência do consumidor.”

Star Wars

A primeira campanha da parceria promocional entre Arcos Dorados e a The Walt Disney Company Latin America acompanhará o lançamento do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker.

A coleção do McLanche Feliz será composta por 16 itens relacionados a personagens da saga Star Wars, com personagens criados por meio de recursos como holograma.

Fonte: Promoview.

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14nov
Colecionadores | EP1: Entretenimento
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Coleções de bonecas e action figures impulsionam mercados de entretenimento e licenciamento atraindo o público pela nostalgia e memória afetiva

Fonte: Meio & Mensagem

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14nov
Outra Praia e Nickelodeon são finalistas em três categorias no FIP 2019
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Slime é Nick Experience, Dia de Brincar e Encontro de Patas estão concorrendo nas categorias “Éxito Continuado”, “Kids & College Marketing” e “Mejor Evento Temático”, respectivamente.

Pelo segundo ano consecutivo, a Outra Praiaagência de live marketing, em parceria com a Nickelodeon, é indicada ao Prêmio Festival Ibero Americano de Promociones y Eventos (FIP), a maior e mais tradicional premiação de promoções e eventos da América Latina.

No total, 112 categorias são premiadas. A solenidade de entrega do prêmio acontecerá no dia 4 de dezembro, em Buenos Aires, Argentina.

Outra Praia está concorrendo na Categoria “Éxito Continuado”, pela produção do evento Slime é Nick Experience; “Kids & College Marketing”, com o Dia de Brincar; e “Mejor Evento Temático”, com Encontro de Patas. Os três eventos foram realizados em parceria com a Viacom/Nickelodeon.

Segundo Dilma Campos, CEO e fundadora da Outra Praia, a indicação para os prêmios é o reconhecimento do trabalho e empenho de toda a equipe. “Pelo segundo ano consecutivo, estar na etapa final com empresas de toda a América Latina nos enche de alegria, orgulho e nos incentiva a continuar inovando em nossos projetos.”, diz ela.

Para Lara Mascarenhas, diretora de Marketing da Viacom Brasil, “É muito gratificante ver o potencial que nossos projetos vêm alcançando em cada edição que passa. Estar concorrendo nessas categorias mostra que o nosso objetivo de proporcionar experiências ao público que acompanha a Nick está sendo realizado com sucesso”.

Em 2018, a Outra Praia ganhou nas duas categorias em que foi indicada para o FIP Festival Awards: Ouro na categoria “Eventos Infantiles” e Prata na categoria “Mejor idea de Marketing Promocional en Cultura, Ócio y Recreación”, ambas as indicações referentes ao projeto Dia de Brincar, da Nickelodeon, que acontece anualmente em São Paulo.

Fonte: Promoview.

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